A fistulectomia consiste na retirada cirúgica da fístula anoretal, a fístula anal é um trajeto anormal que ocorre entre o ânus ou reto e a pele próxima ao ânus, ela é semelhante a um túnel, causando sintomas como dor, vermelhidão, sangramento e secreção com pus.
A fístula anal é geralmente precedida por um abcesso anal e pode estar relacionada a doenças inflamatórias intestinais, infecções ou lesões traumáticas.
A fistulectomia é a técnica cirúrgica comum para tratar fístulas anais, na qual o trajeto fistuloso é completamente removido.
Em casos complexos, outras opções cirúrgicas, como o uso de um sedenho (seton), podem ser consideradas para manter a drenagem da fístula e definir o trajeto.
No pós-operatório, é importante seguir as orientações médicas, incluindo o uso de analgésicos e banhos de assento mornos para aliviar a dor e promover a cicatrização.
A higiene adequada da região anal e a adoção de uma dieta balanceada com fibras e líquidos são importantes para uma recuperação adequada.
O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, mas geralmente os pacientes retornam às atividades normais dentro de algumas semanas após a cirurgia.
O acompanhamento médico é necessário para monitorar a cicatrização e garantir resultados eficazes.
Lembre-se, cada caso é um caso, antes de agendar uma cirurgia, é importante passar por uma consulta com o especialista.
Este conteúdo te ajudou? Caso fique com dúvidas entre em contato conosco.
Dr. Gabriel Santos de Freitas CRM 162963-SP
Na Olá Consulta temos todas as soluções para sua saúde, tudo isso sem plano e sem mensalidade!
*Todos os valores em até 6x sem juros.